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É o formato de marketing que envolve a produção ou manipulação de conteúdo para atrair, se relacionar e vender.

Independente do formato, que vai de textos até vídeos, o objetivo final é “fisgar” o possível consumidor com uma abordagem de “troca”. Ele vai dedicar um pouco do seu tempo e apreciar o conteúdo, porque este oferece alguma utilidade para a vida ou momento dele. Estamos falando de dicas, informações, orientações e benefícios em geral.

Cada etapa deste processo, é uma ciência à parte. Primeiro é necessário saber onde seu público alvo está e semear seu conteúdo por lá. Ao mesmo tempo é importante deixar as portas devidamente abertas para aqueles que estão procurando por iniciativa própria, a informação (e consequentemente o produto) que você oferece.

Após este primeiro encontro, é preciso saber se relacionar. Este período não tem prazo, varia de acordo com a estratégia e o ramo de atividade. Mas de maneira geral, é nesta parte que a empresa tem a oportunidade de criar um forte laço com o futuro cliente, mostrando poder, autoridade, presença, qualidade e removendo qualquer tipo de objeção em uma possível compra.

Por exemplo, um vendedor de produtos para emagrecimento, durante determinado período ofereceu a seus seguidores (futuros clientes), postagens em redes sociais, blogs ou vídeos no Youtube. Este conteúdo era recheado de informações referentes à caminhos, benefícios, incentivos, modelos e tudo o que ajuda a manter o interessado bem informado e seguro sobre o assunto (produto). Mas, tudo isso sem necessariamente usar um “tom” de vendas, apenas informando com qualidade e responsabilidade.

O que acontecerá quando este possível cliente decidir comprar? Vai optar pelo vendedor que há tempo demonstrou parceria, conhecimento e de certa forma o ajudou gratuitamente com informações e dicas valiosas ou vai comprar de uma marca qualquer que acabou de aparecer em um anúncio de jornal?

Pois é! Em muitos casos, o poder do relacionamento faz com que o preço seja uma das últimas preocupações na lista de um consumidor. Se você mostrou que entende sobre o assunto (produto), que é prestativo e já até ofereceu gratuitamente alguns benefícios, este prospect só não irá comprar de você, caso seu preço esteja exageradamente fora do padrão de mercado.

Bom, a impressão é de que atrair, relacionar e vender, seja o ciclo final desta estratégia, porém ela pode e deve ir muito além disso..

Após a venda é interessante (quando possível), surpreender seu cliente na entrega, seja com prazos, mais benefícios e bônus em geral. Afinal ele já chegou seguro e satisfeito com sua marca, devido ao período de relacionamento; se essa satisfação aumentar durante o consumo ou entrega, certamente além de fidelizado, este cliente se tornará um “soldado” de sua marca e vai recomendar ela pelos quatro cantos…

Este tipo de estratégia, assim com o copywriting, não é nenhuma grande novidade na história, porém estava de lado e vem sofrendo uma grande e eficiente repaginação para utilização principalmente em mídias digitais.

Esse é um conteúdo inicial que mostra o “esqueleto” dessa estratégia fascinante e que oferece muitos resultados. Lembre-se que se precisar de alguma informação estou aqui! Também não deixe de assinar gratuitamente nossa “Lista VIP“, para receber as próximas dicas e ações em primeira mão 🙂

Bons negócios!

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